+55 22 2772-6761
contato@alternativacatering.com

Desperdício Zero

O desperdício de alimentos é um problema mundial. Estima-se que 30% dos alimentos produzidos no mundo acabam indo para o lixo, seja durante a colheita e armazenamento, ou como forma de restos de comida deixados por nós.

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do planeta. O país desperdiça anualmente R$12 bilhões em alimentos que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes. No Brasil, são jogadas no lixo 39 mil toneladas de alimentos por dia, quantidade suficiente para alimentar, com café da manhã, almoço e jantar, cerca de 19 milhões de pessoas. Isso faz do país o líder mundial em desperdício de alimentos, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Dos 43,8 milhões de toneladas de lixo gerados pelo Brasil anualmente, 26,3 são de alimentos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o desperdício de alimentos é estimado em 1,4% do PIB nacional. Isso equivale a US$ 1 bilhão por mês.

O mundo produz diariamente comida em quantidade suficiente para alimentar toda a população do planeta, no entanto a fome mata uma pessoa a cada 3,5 segundos no mundo por não ter acesso a ela. Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome 2006 da ONU, estima-se que existam hoje 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo. O documento revela que 300 milhões de crianças passam fome no mundo e 25 mil pessoas morrem por dia de má nutrição ou doenças associadas ao problema.

Para combater o desperdício você não precisa economizar comida ou comer menos. Basta ter cuidado para não servir uma quantidade maior daquela que você vai comer.

Lembra-se daquela expressão antiga “Ele tem os olhos maior que a barriga”, isso acontece porque, quando chega a hora do almoço, nós sempre temos a impressão que nossa fome é maior. Aí, vem aquele cheirinho gostoso, aquelas comidas atraentes e…pronto! Lá está aquele prato super cheio e que dificilmente conseguimos dar conta.

E, é aí que a comida vira resto e vai direto para o lixo.

Também é uma boa dica lembrar o quanto normalmente você costuma comer. Se você percebe que todo dia você joga fora uma quantidade grande de alimentos, sirva-se em menor quantidade da próxima vez, assim você vai conseguir um equilíbrio entre o volume de alimento e a sua capacidade (ou vontade) de comer.

 

Ana Paula Reis

Nutricionista

Comments are closed.